22 de nov de 2014

PAP - Tutorial Papai Noel no Saco ou Papai Noel peso de Porta. COMPLETO

PAP - PASSO A PASSO - PAPAI NOEL NO SACO OU PAPAI NOEL PESO DE PORTA.

Lista de materiais necessários para a produção do Papai Noel no saco:

- 30 cm de algodão cru para o corpo, braços e peso do papai noel.
- 50 cm de feltro vermelho ou verde ou da cor que você preferir.
- 40 cm de tecido natalino para a túnica, gorro e mangas do papai noel.
- lápis 6b ou 46; ou caneta em gel na cor contrastante do tecido; papelão ou acetato ou papal cartão para copiar os moldes; tesouras para: papel, tecido e feltro; estilete; alfinetes; régua, apontador,  isqueiro, passador de fita ou elástico; borracha branca; fita métrica; máquina de costura; linhas nas cores correspondentes aos tecidos; linha de pipa número 10; agulhas de mão com bucaco mais largo ou de tapeçaria; palito de algodão doce ou de churrasco para desvirar; enchimento de silicone = algodão siliconizado = plumante; flocos de espuma;  pistola de cola quente; bastão de cola quente; caneta permanente preta ou tinta de tecido na cor preta e branca; lã para a barba do papai noel ou estopa; carapina ou unifloc para o detalhe no gorro; guizo (opcional); 1 metro de cordão rabo de rato (fita roliça acetinada) ou cordão; caseador (desmancha costura); vira viés; areia artesanal ou pedrinhas de aquário; fitas largas da sua escolha para o laço ou faça o laço na cor do tecido estampado utilizado no papai noel; botões; contas preta para os olhos ou olho móvel; botões ou pérolas para enfeitar; blush, papelão para o fundo do saco (medida de um pires/prato de lanche/café da manhã).

- OBSERVAÇÃO GERAL: 
 (costurar primeiro antes de cortar) => costurar todas as peças em cima do risco que você fez com o lápis 6B com ponto reto na máquina de costura ou à mão com ponto atrás. 
- cortar cada peça deixando uma margem de 1 cm  a 0,5cm de cada lado, depois fazer piques em todo lugar que for arredondado para um melhor acabamento.
-  (com o palito de algodão doce usando a ponta arredondada para não furar a peça desvire cada peça do avesso para o direito. 
==========================================================
MODO DE FAZER:
1) CORPO, BRAÇO E COBRA :

-MEDIDAS PARA RISCAR NO TECIDO :
CORPO:
(2X) no tecido algodão cru o molde do corpo aberto (esse é mais fácil) ou
(2X) com o tecido dobrado para o molde 1/2 do corpo. Ficando 4 camadas de tecido.
BRAÇOS:
(2X) no tecido algodão cru o molde do braço aberto ou
COBRA - PESO DO SACO DO PAPAI NOEL:
(2X) 13cmX50cm no tecido algodão cru.
OBS.: quando escrevo 2X quer dizer que você vai fazer duas camadas de tecido direito com o direito => deixando o lado do avesso para riscar e cortar.

- PARA O CORPO -  desvire a peça do avesso para o direito e com o palito de algodão doce usando a ponta arredondada para não furar a peça; encher o corpo com plumante ou fibra siliconizada  ou flocos de espuma e fechar o fundo do corpo com linha pipa nro 10  em forma de fuxico ou  (faça um alinhavo com pontos maiores em toda a volta do fundo do tecido algodão cru do corpo do papai noel e puxe a linha como se fosse fazer um franzido e aperte até o fundo fechar. Se precisar coloque mais plumante para ficar firme ou encha com flocos de espuma.

- PARA OS BRAÇOS:  desvire a peça do avesso para o direito e com o palito de algodão doce usando a ponta arredondada para não furar a peça; encher os braços com plumante ou fibra siliconizada.e costurar com ponto chuleado à mão para arrematar depois de encher. (essa costura não aparecerá pois a manga cobrirá ).

- PARA A COBRA PESO DO SACO DO PAPAI NOEL: -  desvire a peça do avesso para o direito e com o palito de algodão doce usando a ponta arredondada para não furar a peça; encher a cobra com areia artesanal ou pedrinhas deixando 12cm sem encher passando uma costura para que consigamos dobrar ao meio a cobrinha que ficará dentro do saco em feltro.
======================================================================

MODO DE FAZER:
2) TÚNICA, GORRO E MANGAS :
- riscar no avesso do tecido estampado natalino  (lembrando de deixar a margem de 1cm de cada lado para a costurar em cima do risco que você fez a lápis e desvirar depois). Fazer piques se necessário.

- MEDIDAS PARA RISCAR, CORTAR E COSTURAR NO TECIDO :

- TÚNICA (vestido do papai noel) : Escolha um Tecido natalino de sua preferência.
Coloque direito com o direito do tecido (2x - camadas de tecido) e risque no avesso o molde da túnica aberta.  Costure nas laterais deixando em cima e em baixo abertos. Vista no corpo do papai noel a túnica e no pescoço dobre o tecido para dentro uma vez e faça um alinhavo e franzir para um bom acabamento. Para o fundo faça o fechamento em fixico conforme ensimei logo acima e pronto.

-GORRO: Escolha um Tecido igual ao da túnica do papai noel ou escolha outro tecido que combine. 
Dobre o tecido para o avesso, coloque nessa dobra que você abacou  de fazer a parte do molde onde está escrito dobra do tecido; passe o risco com o lápis 6B; costure (só a extensão e deixe a boca aberta sem costurar)  e corte deixando uma margem para desvirar.
Para desvirar comece do lado mais estreito vá empurrando até conseguir desvirar toda a peça.
Pegue a linha de pipa nro 10 coloque na agulha de mão e onde você fez a costura do gorro faça um alinhavo até a ponta do gorro puxe para franzir o gorro e dê o acabamento com um nó.
Encher pouco o gorro com o plumante e encaixe na cabeça do papai noel e vá colando toda a volta. Inicie pela frente para garantir uma boa medida do rosto do papai noel.
Para o enfeite no gorro do papai noel leva aquele tecido peludo na beirada do gorro. Pode ser a carapina, ou unifloc ou qualquer outro tecido que dê seja como um pêlo de animal. Mas se não encontrar você pode usar o feltro branco que fica legal também.
Medidas do uniflo ou feltro: 1,5 X 20 cm. corte essa tira e vá colando em toda a volta no gorro do papai noel. Cuidado com a cola quente para um bom acabamento => coloque a cola quente aos poucos no gorro começando por trás - lembrando de fazer uma camada fina para que não fique aparente a cola depois de seca. Se você fizer aos poucos e colar logo em seguida não deixando a cola esfriar você conseguirá um bom resultado. ;-)

- MANGAS DO BRAÇO DO PAPAI NOEL: Escolha o mesmo tecido da túnica (vestido do papai noel)
Antes de tudo lembre-se de deixar 0,5cm maior em relação ao molde do braço do papai noel para que caiba no braço depois que ele estiver recheiado.
Dobre o tecido para o avesso, coloque nessa dobra que você abacou  de fazer a parte do molde do braço onde não está o dedo que será a dobra do tecido; passe o risco com o lápis 6B; costure (deixe a abertura de baixo sem costurar onde você irá vestir a manga no braço do papai noel. E corte deixando uma margem para desvirar. Vista e feche como um fuxico. E  o final quando tudo estiver pronto você pode colar o braço pronto com cola quente na túnica do papai noel.

=======================================================================

MODO DE FAZER
3) SACO DO PAPAI NOEL EM FELTRO OU MALHA PLUMINHA.
Escolha a cor contrária a da túnica do papai noel para que ocorra um contraste e o trabalho realce.
Medidas para risco e corte do saco:
- (1x) 85cm X 37cm
Se você for fazer muitos para vender a medida que aproveita melhor o tecido em feltro é:
- (1X) 70 cm X  38cm
Dobre 5 cm para o lado de dentro (avesso) e faça um corredor ou túnel para que possa passar um cordão. Então a 3 cm da borda e a 4cm  da borda faça essas duas costuras retas nessas medidas correspondentes onde erá o lugar para passar o cordão. Para o fundo faça um alinhavo com a linha de pipa nro 10 em toda a volta lembrando de ir dobrando 1cm para um bom acabamento e para que a linha não rasgue o feltro. chegando no final puxe a linha e feche o saco e faça o acabamento dando vários nós.
Pegue um cordão ou fita rabo de rato em cetim queime as pontas com o isqueiro e colocque-o preso num passador de fitas ou de elástico e passe dentro do túnel que você fez na borda do saco do papai noel. Puxe para franzir depois de colado o corpo e enchido com o plumante.
SUPORTE DO SACO EM FELTRO  EM PAPELÃO.
- (1X)  pegue um prato raso e risque no feltro da mesma cor do saco, corte. Faça um alinhavo com a linha de pipa nro 10 em toda a volta lembrando de ir dobrando 1cm para um bom acabamento e para que a linha não rasgue o feltro. Chegando no final coloque o círculo de papelão dentro desse círculo e  puxe a linha feche esticando bem e faça o acabamento dando vários nós.

Lembre-se de colar o corpo sendo que a costura onde vai franzir fique na parte de trás. Quer dizer que as costas do papai noel com o laço finalizando...
Depois pegue o saco em feltro e cole o corpo do papai noel no centro do saco por dentro. Pegue a cobra com areia dentro dobre-a ao meio e coloque dentro do saco em volta do corpo do papai noel já colado. Encha com espuma em flocos e finalize com o plumante. Puxe o cordão para franzir e dê um laço. Depois cole a tampa que você fez em papelão para que o papai noel fique com belo fundo e não caia para os lados.

ROSTO DO PAPAI NOEL=> cole os olhos, faça um fuxico cheio para o nariz e pinte as bochechas com blush. Faça o cabelo do papai noel com lã branca ou cole estopa. Dê pontos de iluminação com a tinta branca para tecido nas bochechas e no nariz.
Faça um laço e pregue na lateral do saco e enfeite como quiser!

PRONTO seu PAPAI NOEL NO SACO OU PESO DE PORTA ESTÁ PRONTO.
QUALQUER DÚVIDA É SÓ ENTRAR EM CONTATO.
BOA SORTE E DEUS ABENÇOE!
LILIANE.






MOLDES:
 GORRO E BORDA E CABEÇA DO PAPAI NOEL.
SERVE PARA VOCÊ FAZER SOMENTE
A CABEÇA DO PAPAI NOEL E ENFEITAR O QUE VOCÊ QUISER!
AI VAI A MEDIDA DA CARAPINA
OU UNIFLOC QUE LEVA NO GORRO
DO PAPAI NOEL.